EnglishPortugueseSpanish

Segmento ou seguimento? (Cid Pacheco e Marcelo Serpa, 1995)

(GLOSSÁRIO)

Como profissional (ou estudante) de Marketing, você tem o dever de não confundir essas suas palavras.
Lemos frequentemente, em jornais e revistas: “… o produto destina-se aos seguimentos de baixa renda.”
SEGMENTO vem da raiz latina secasectsegu = cortar. Segmento é uma parte cortada (separada) de um todo: secção, seção, secionar, setor, seita, secessão, secante. Curiosidade: inseto, ser cujo corpo é dividido em volumes distintos. Sempre presente a idéia dedescontinuidade (separação em partes).
SEGUIMENTO, do verbo seguir, significa exatamente o contrário: a idéia de continuidade. Proseguir, ir em frente, acompanhar etc.
Mais do que diferentes, as duas palavras têm significados opostos:segmento, corta, separa, interrompe; seguimento, continua, prossegue.
Portanto, use (o encontro consonantal) GM quando falar desegmentação social, segmento de audiência etc. Quem escreveseguimento com UI ao tratar daquelas coisas, dá logo a impressão de que pertence a um segmento … de escolaridade menor. Entendeu?
Referência:
Pacheco, Cid. SERPA, Marcelo.
Segmento ou seguimento : notas de aula.
Rio de Janeiro: NUMARK/ECO/UFRJ,  1995.

Increva-se

Pesquisa

Professor Marcelo Serpa
Escola de Comunicação da UFRJ
Campus Praia Vermelha
Palácio Universitário

Tel.: +55 21 98275-5555
E-Mail: marcelo.serpa@eco.ufrj.br
                        serpa.br@gmail.com

Como chegar à

© 1997-2020 Marcelo Serpa - MS Comunicação. Todos os direitos reservados

Developed by D4W