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David Ogilvy – Obituários (O Globo e JB, 1999)

O Globo, Quinta-feira, 22 de julho de 1999
 
Obituário 
David Ogilvy, publicitário, 88

David OgilvyCom 359 escritórios em cem países, a agência de publicidade Ogilvy & Mather, uma das oito maiores, começou em 1948, com um staff de duas pessoas e nenhum cliente. A empresa foi edificada nos princípios de seu criador: desde o início da carreira Ogilvy acreditava que a função da propaganda era vender e que era possível se determinarem as melhores técnicas para tal venda. Em 1936, aos 25 anos, ele declarou: “um sucesso permanente raramente é construído com frivolidade; as pessoas não compram de palhaços”. E apesar de sua austeridade, como redator Ogilvy foi responsável por muitas das mais famosas e sofisticadas campanhas publicitárias.

A história da propaganda e suas convicções a respeito dela, Ogilvy contou em dois best-sellers, “Ogilvy on advertising” (Ogilvy na publicidade) e “Confessions of an advertising man” (Confissões de um homem de publicidade). 

Nascido na Inglaterra, Ogilvy foi reprovado em Oxford e, desolado, arrumou trabalho como vendedor de porta em porta de uma empresa para a qual acabou escrevendo um excelente manual do vendedor. Em 1938, foi para os EUA e se tornou um dos diretores do Instituto Gallup de Pesquisa de Audiência; dez anos depois fundou a Ogilvy & Mather.

David Ogilvy morreu ontem, aos 88 anos, após longa doença, em seu castelo em Touffou, na França. Era casado e deixa o filho David Fairfield Ogilvy. 

 
 
Obituário
David Ogilvy (1911 – 1999)
Papa da propaganda
Jornal do Brasil, Quinta-feira, 22 de julho de 1999

O publicitário inglês David Ogilvy, dono da agência Ogilvy & Mather (O&M), morreu nesta quarta-feira, aos 88 anos, em seu castelo, na cidade francesa de Touffou. Sua agência foi fundada em 1948 com apenas duas pessoas e nenhum cliente e hoje, 51 anos depois, tem 359 escritórios espalhados por 100 países, e é uma das oito maiores agências do mundo.

David Ogilvy foi responsável por diversas campanhas publicitárias tão famosas quanto sofisticadas. Ele acreditava que a propaganda tinha a função de vender e que para tal objetivo existem técnicas específicas que podem ser perfeitamente determinadas. Suas experiências no mundo da publicidade estão relatadas nos dois best sellers que escreveu: Ogilvy na publicidade e Confissões de um homem de publicidade, este último com diversas edições esgotadas em todo o mundo.

Os conceitos de Ogilvy sobre propaganda até hoje servem de ponto de referência a estudantes de marketing e publicidade em todo o mundo. David Ogilvy trabalhou também como vendedor e, nos Estados Unidos, foi um dos diretores do Instituto Gallup. No Brasil, a O&M cresceu vertiginosamente e sempre foi considerada uma das mais criativas do país, sem deixar de seguir os preceitos do velho líder: se a propaganda não induz à venda, não serve para nada.

 

 
 

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