EnglishPortugueseSpanish

Eleições: ganhar e perder (Cid Pacheco e Marcelo Serpa, 2002)

(ARTIGO)

No marketing eleitoral, ganhar ou perder pode ser, às vezes, um conceito relativo. O Elio Gaspari publicou uma brilhante nota
que ilustra bem este conceito. Resumindo:
” … (Tancredo Neves) dizia que política é coisa bem mais rica
do que futebol, onde um time ganha e outro perde”.
Na sua conta qualquer eleição pode produzir quatro resultados:
(1) Você GANHA GANHANDO.
Exemplo FFHH em 1994 e em 1998 para o PSDB e o PFL.
(2) Você PERDE e acaba  GANHANDO.
O caso do PPB em 1994, que perdeu com Espiridião Amin no primeiro turno, aliou-se a FFHH no segundo e foi para o Governo.
(3) Você PERDE PERDENDO.
Lula, em todas as suas candidaturas.
(4) Você GANHA e acaba PERDENDO.
Quem ganhou com Fernando Collor em 1989 ou com Jânio em 1960.”
Referência:
PACHECO, Cid. SERPA, Marcelo.
ELEIÇÕES: Ganhar e perder. (Notas de aula).
Rio de janeiro: NUMARK/ECO/UFRJ/Instituto CPMS de Comunicação, 2002.
 

Increva-se

Pesquisa

Professor Marcelo Serpa
Escola de Comunicação da UFRJ
Campus Praia Vermelha
Palácio Universitário

Tel.: +55 21 98275-5555
E-Mail: marcelo.serpa@eco.ufrj.br
                        serpa.br@gmail.com

Como chegar à

© 1997-2020 Marcelo Serpa - MS Comunicação. Todos os direitos reservados

Developed by D4W