EnglishPortugueseSpanish

Planejamento de Campanhas ECA251 2020 1 (Serpa, 2007)

Escola de Comunicação – ECO / UFRJ
Comunicação Social – Complementar
ECA251 – Planejamento de Campanhas

Horários: Segundas-feiras, das 07h30 às 9h10
e Terças-feiras, das 07h30 às 9h10

Ementa do Curso:
Estudo dos fundamentos teóricos do planejamento de comunicação e propaganda e suas principais técnicas elaboração e execução.

Conteúdo Programático:
Objetivo geral:  Entendimento dos processos de construção de planejamentos estratégicos de comunicação para produtos e marcas.
Objetivos específicos: Capacidade de elaboração e avaliação de planejamentos estratégicos de comunicação para produtos e marcas.

Bibliografia:
AMBROSIO, Vicente. Plano de marketing passo a passo. Rio de janeiro: Reichman & Affonso, 1999.
BOONE, Louis E. KURTZ, David L. Marketing contemporâneo. Rio de Janeiro: LTC, 1998.
NICKELS, W. WOOD, M. Marketing: relacionamentos, qualidade, valor. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
RICHERS, Raimar. Segmentação. São Paulo. Nobel, 1991.
VYAKARMAN, Shilendra. Um plano de ação de marketing. Rio de Janeiro: Infobook, 1996.

Ver Também:

Marketing e Valor por P. Kotler

Procedimentos pedagógicos e de avaliação:
Trabalhos finais constando de apresentação de seminário de estudos de caso e produção de artigo descritivo de estudo de caso.

Programa Sugerido
Resolução 24 de 28 de novembro de 2019 (Consuni)
Primeiro Período Letivo: 09 de março a 11 de julho de 2020
Segundo Período Letivo: 03 de agosto a 12 de dezembro de 2020

1- Seg 09 mar – Marketing, planejamento e estratégia
2- Ter 10 mar – Marketing, planejamento e estratégia
3- Seg 16 mar – Briefing
4- Ter 17 mar – Briefing
5- Seg 23 mar – Produto
6- Ter 24 mar – Produto
7- Seg 30 mar – Opinião individual e pública
8- Ter 31 mar – Opinião individual e pública
9- Seg 06 abr – Pesquisa de Opinião
10- Ter 07 abr – Pesquisa de Opinião
11- Seg 13 abr – Comportamento do Consumidor
12- Ter 14 abr – Comportamento do Consumidor
Seg 20 abr – Recesso por feriado
Ter 21 abr – Feriado Dia de Tiradentes
13- Seg 27 abr – Targeting
14- Ter 28 abr – Targeting
15- Seg 04 mai – Segmentação
16- Ter 05 abr – Concorrência
17- Seg 11 mai – Posicionamento
18- Ter 12 mai – Posicionamento
19- Seg 18 mai – Abordagens publicitárias
20- Ter 19 mai – Abordagens publicitárias
21- Seg 25 mai – Storytelling
22- Ter 26 mai – Storytelling
23- Seg 01 mai – Digital marketing comunication
24- Ter 02 mai – Digital marketing comunication
25- Seg 08 jun – Seminários
26- Ter 09 jun – Seminários
27- Seg 15 jun – Seminários
29- Ter 16 jun – Seminários
30- Seg 22 jun – Seminários e entrega de trabalhos escritos – Artigos
31- Ter 23 Jun – Seminários e entrega de trabalhos escritos – Artigos

Seg 29 jun, Ter 30 jun, Seg 06 jul e Ter 07 jul – Reservado p/ Reposições e Imprevistos
./.

Arte SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação (Mestrado) ANEXO 2
Read More

Propaganda e interdisciplinaridadeConclusões SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação
Read More

Anúncio Notícia de Produto / Hopkins    Estudo de Caso SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro:
Read More

Ciência da Propaganda SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação
Read More

Propaganda e Hopkins SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação
Read More

Propaganda e ética SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação
Read More

Propaganda e arte SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação
Read More

Propaganda, ciência e técnica SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p.
Read More

Propaganda e sucesso SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação
Read More

Propaganda e interdisciplinaridade SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação
Read More

Propaganda e psicologia SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação
Read More

Consumidor SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação (Mestrado) p. 33 No
Read More

Produto SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação (Mestrado) p. 32 [...]
Read More

Propaganda, Processo da. SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação
Read More

Publicitário SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação (Mestrado) p. 31 [...]
Read More

Propaganda – Função de Produção SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179
Read More

Propaganda – Ótica Mercadológica SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p.
Read More

Consumo SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação (Mestrado) P. 26 “O
Read More

Propaganda no Brasil SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação
Read More

Propaganda – religiosa, política e de produtos SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ,
Read More

Increva-se

Pesquisa

Professor Marcelo Serpa
Escola de Comunicação da UFRJ
Campus Praia Vermelha
Palácio Universitário

Tel.: +55 21 98275-5555
E-Mail: marcelo.serpa@eco.ufrj.br
                        serpa.br@gmail.com

Como chegar à

© 1997-2020 Marcelo Serpa - MS Comunicação. Todos os direitos reservados

Developed by D4W