EnglishPortugueseSpanish

Tec Bas Comunicação I (2010)

Escola de Comunicação
Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
ECS110
Técnicas Básicas de Comunicação I (30 hs)
Sala 120 e CPM Laboratório

HORÁRIO:
Segundas e quartas-feiras, das 11h00 às 12h50

EMENTA DO CURSO:
Análise dos elementos que integram os modelos do processo de comunicação.

BIBLIOGRAFIA:
BERLO, David. O Processo da Comunicação. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1999. 342 p. (ver detalhes)

(atualisar)

OBJETIVOS:
Transmitir informações básicas sobre o processo integrado da Comunicação, da Propaganda e do Marketing, visando propiciar ao discente:
– Compreensão sumária da estrutura e da dinâmica do processo;
– Elementos para a avaliação técnica expedita da peça de comunoicação quanto às suas Expressões e Linguagens.

PROCESSOS DIDÁTICOS:
– Palestras
– Projeção de data show
– Exibição de peças comunicação impressas e eletrônicas
– Laboratório: exercícios de treinamento de percepção e testes de avaliação de peças de comunicação
– Exercícios de execução e crítica

INSTRUÇÕES METODOLÓGICAS:
– Apresentação integrada dos assuntos de Comunicação, Propaganda e Marketing, evitando a dicotomia dos processos
– Opção pelo máximo de informação em detrimento da redundância
– Alternância da exposição teórica com apresentação de casos reais exemplificando a aplicação conceitual
– Treinamento da percepção e da avaliação de peças de comunicação
– Esquematização gráfica dos conceitos (sempre que possível)

PROGRAMA:
Unidades Didáticas / Objetivos específicos / Conteúdos:

Conceitos fundamentais de Comunicação:
compreender o processo da comunicação.
Histórico sumário
Descrição do campo. Instâncias da Comunicação
Definições. Aspectos etimológicos e semânticos
Descrição do processo. Modelos básicos. Enfoque Antropocêntrico.

Conceitos fundamentais de Marketing:
compreender o processo do marketing.
– Histórico sumário
– Descrição do campo. Funções do Marketing.
– Definições. Aspectos etimológicos e semânticos.
– Descrição do processo. Modelos básicos. Enfoque Antropocêntrico.
– Composto mercadológico (marketing-mix).
– Fundamentos mercadológicos da Propaganda.

Conceitos fundamentais de Propaganda:
compreender o processo da propaganda.
– Definições. Aspectos etimológicos e semânticos
– Descrição do campo. Conceitos de Altro-orientação.
– Tipologia da Propaganda.
– O anúncio.
– Tipologia do anúncio.

Conceitos fundamentais de planejamento de Propaganda:
conhecer as técnicas de planejamento de Propaganda.
– Propaganda como função mercadológica (recapitulação sumária).
– Descrição dos campos internos da Propaganda: planejamento, criação, veiculação, produção e administração.
– Planejamento. Modelos e roteiros básicos. Briefing.
– Lugar e papel da pesquisa no planejamento.
– Laboratório: exposição e discussão de casos reais.

Conceitos fundamentais de Produto:
conhecer a conceituação mercadológica de Produto.
– Princípios essenciais do Marketing (recapitulação sumária).
– Tipologia do Marketing em relação ao Produto.
– Produto e Produto-total.
– Ciclo de vida.
– Função impulso-planejamento.
– Classificação de Produtos.

Conceitos fundamentais de Público-Alvo:
conhecer as técnicas de determinação de Público-Alvo.
– Conceito de altro-orientação. (recapitulação sumária).
– Conceitos de estratificação e segmentação sociais. Tendências contemporâneas. Reflexos na mídia.
– Estratificação social. Histórico sumário da classificação.
Comportamento e estratificação. Principais sistemas de segmentação.
Classificação sócio-econômica. Principais classificações vigentes no Brasil.
Classificação demográfica e psicográfica.

Elementos de Teoria Geral do Anúncio – Mídia:
conhecer as características diferenciais dos principais meios
– Papel e lugar da Mídia no processo da Propaganda (recapitulação sumária).
– Conceito de Mídia de Massa. Segmentação em mídia.
– Linguagem específica dos veículos de Massa.
– A Mídia impressa: jornal e revista.
– O Out-door. Treinamento de percepção e avaliação do Anúncio.
– A Mídia eletrônica: rádio e TV.

Conceitos fundamentais de Processo Decisório do Consumidor:
conhecer os fundamentos do processo decisório do consumidor.
– O ser humano como centro do processo mercadológico (recapitulação sumária).
– Conceitos fundamentais de comportamento do consumidor.
– Principais sistemas interpretativos modernos.
– Processo decisório. Modelo geral.
– Laboratório: exposição e discussão de caso real.

Elementos de Teoria Geral do Anúncio – Anúncio:
conhecer as bases técnicas das linguagens do anúncio.
– Papel e lugar da Criação no processo da Propaganda (recapitulação sumária).
– Fundamentos psicológicos do processo do Anúncio.
– Definição do Anúncio.
– Princípios gerais da Linguagem do Anúncio
– Princípio da Empatia: conceito da empatia na propaganda.
– Princípio da Quantidade Crítica de Informação: conceitos informáticos aplicados ao
Anúncio.
– Princípio do Prazer: conceito de princípio do prazer aplicado à propaganda.
– Princípio da Relação Produto-Consumidor: conceito da relação produto consumidor no Anúncio.
– Tipologia da Criação. Principais modelos de Anúncio.
– Treinamento: avaliação e crítica de anúncios.

AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM:
Os alunos matriculados no curso de Técnicas Básicas de Comunicação I são submetidos a um Plano de Trabalhos Práticos que objetiva avaliar a aplicação direta dos conceitos teóricos expostos ao longo do curso, através de treinamento elementar especialmente na avaliação de peças de comunicação, mas também na execução de tarefas concernentes à sua criação e execução, com enfase no planejamento e na avaliação.
Para cada trabalho proposto, basicamente, os alunos executarão as fases principais da atuação publicitária, quais sejam, a) coleta de informações mercadológicas e publicitárias, elaboração e/ou interpretação do briefing, e a avaliação.

Ao final do curso os alunos terão reunido umas poucas dezenas de peças que vão compor um Portfolio a ser apresentado para efeito da sua avaliação no curso.

De maneira geral, os trabalhos propostos serão previstos para realização em Duplas e em Grupo (de até 06 alunos).

Os trabalhos de Duplas ou Grupos deverão ser emitidos em tantas vias quanto forem os seus componentes, e apresentados nos portfolios de cada componente, de forma a propiciar a avaliação de cada aluno individualmente, independente de avaliação da dupla ou do grupo.

 

Arte SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação (Mestrado) ANEXO 2
Read More

Propaganda e interdisciplinaridadeConclusões SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação
Read More

Anúncio Notícia de Produto / Hopkins    Estudo de Caso SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro:
Read More

Ciência da Propaganda SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação
Read More

Propaganda e Hopkins SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação
Read More

Propaganda e ética SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação
Read More

Propaganda e arte SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação
Read More

Propaganda, ciência e técnica SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p.
Read More

Propaganda e sucesso SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação
Read More

Propaganda e interdisciplinaridade SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação
Read More

Propaganda e psicologia SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação
Read More

Consumidor SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação (Mestrado) p. 33 No
Read More

Produto SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação (Mestrado) p. 32 [...]
Read More

Propaganda, Processo da. SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação
Read More

Publicitário SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação (Mestrado) p. 31 [...]
Read More

Propaganda – Função de Produção SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179
Read More

Propaganda – Ótica Mercadológica SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p.
Read More

Consumo SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação (Mestrado) P. 26 “O
Read More

Propaganda no Brasil SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação
Read More

Propaganda – religiosa, política e de produtos SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ,
Read More

Increva-se

Pesquisa

Professor Marcelo Serpa
Escola de Comunicação da UFRJ
Campus Praia Vermelha
Palácio Universitário

Tel.: +55 21 98275-5555
E-Mail: marcelo.serpa@eco.ufrj.br
                        serpa.br@gmail.com

Como chegar à

© 1997-2020 Marcelo Serpa - MS Comunicação. Todos os direitos reservados

Developed by D4W