Escola de Comunicação
Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
ECA486
GESTÃO DE ORGANIZAÇÃO PARA
COMUNICAÇÃO /(30 hs) / 2011/1: Sala A.CPM
HORÁRIO:
Segundas-feiras, das 7h30 às 9h10
PROFESSOR:
EMENTA DO CURSO:
Técnicas administrativas aplicadas à organização e à gestão do negócio da comunicação – ênfase no negócio publicitário.
BIBLIOGRAFIA:
SHIMP, Terence A. Comunicação integrada de marketing: propaganda e promoção. Porto Alegre: Bookman, 2009. 648 p.
OBJETIVOS:
Transmitir informações básicas sobre o processo de administração e gestão empresarial de empresas de comunicação, com ênfase no negócio publicitário, visando propiciar ao discente:
– Compreensão sumária da estrutura e da dinâmica das técnicas e do processo publicitário;
– Elementos para a avaliação técnica da operação e do negócio de comunicação.
PROCESSOS DIDÁTICOS:
– Palestras
– Projeção de data show
– Exibição de estudo de casos
INSTRUÇÕES METODOLÓGICAS:
– Apresentação integrada dos assuntos de Comunicação, Publicidade, Propaganda e Marketing, evitando a dicotomia dos processos
– Opção pelo máximo de informação em detrimento da redundância
– Alternância da exposição teórica com apresentação de casos reais exemplificando a aplicação conceitual
– Esquematização gráfica dos conceitos (sempre que possível)
PROGRAMA:
(Sujeito a revisão até o início do curso)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Fundamentos básicos da administração da agência.
2. Organização do serviço da propaganda – organograma e funções na agência.
3. A agência é composta de especialistas – funções na agência.
4. Tudo começa e acaba no contato – o contato publicitário.
5. O acompanhamento dos trabalhos na agência – o tráfego.
6. Remuneração da agência.
7. Relação agência-cliente.
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM:
Os alunos matriculados