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História da propaganda – programa (Marcelo Serpa, 2011,1)

Escola de Comunicação
Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
ECA381
Seminário em Comunicação – Hab. Publ. e Propaganda
HISTÓRIA DA PROPAGANDA – Programa

 PROGRAMA:

(Sujeito a revisão )

Unidades Didáticas / Objetivos específicos / Conteúdos:

Conceitos fundamentais de Comunicação, publicidade e propaganda:
compreender o processo da comunicação a publicidade e a propaganda e seu contexto histórico.
Histórico sumário
Descrição do campo. Instâncias da Comunicação
Definições. Aspectos etimológicos e semânticos
Descrição do processo. Modelos básicos. Enfoque Antropocêntrico.

A pré-história da propaganda:
compreender o processo histórico que possibilita o surgimento do anúncio, da marca e depois da publicidade e da propaganda.
– O anúncio.
– A marca.
– Os primeiros passos rumo à publicidade e a propaganda.

Surgimento da Publicidade e da Propaganda:
compreender o processo histórico que possibilita o surgimento e desenvolvimento da publicidade e da propaganda.
– O comércio e as primeiras empresas publicitárias.
– Lugar e papel da publicidade e da propaganda.
– História dos discursos publicitários.

A Propaganda no Brasil, e a história do Mercado Publicitário Brasileiro:
conhecer os fatos e acontecimentos que propiciam a entrada da propaganda no Brasil e seu desenvolvimento.
– Princípios anúncios brasileiros.
– Primeiras agencias brasileiras.
– Entrada das agencias internacionais.
– Formação do mercado publicitário até os dias de hoje.

Uma História da Criação Publicitária no Brasil e no Mundo:
conhecer os fatos e acontecimentos que movem a criação publicitária ao longo dos anos.
– conhecer as tendências e técnicas da criação publicitária.
– conhecer as características do discurso publicitário nas suas diversas fases históricas.

A Publicidade e a Propaganda Política e Eleitoral:
conhecer a publicidade e a propaganda aplicada ao mundo político e eleitoral.
– Conhecer o papel e o lugar da propaganda e da publicidade no contexto político e eleitoral.
– Conhecer as principais tendências e aplicações do anúncio e da propaganda no mundo.
– Política, Eleição e Propaganda no Brasil.

A “nova” Propaganda no contexto da Internet e das Mídias Sociais Digitais:
conhecer os fundamentos do processo publicitário contemporâneo num mundo globalizado e informatizado.
– Conceitos fundamentais internet, mídias socias, midias sociais digitais
– Conhecer as ferramentas que baseiam a publicidade e a propaganda no mundo virtual.

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Arte SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação (Mestrado) ANEXO 2
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Propaganda e interdisciplinaridade SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação
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