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História da Propaganda – ECA381 2012 2 (Serpa, 2012)


Escola de Comunicação
Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
ECA381
Seminário em Comunicação – Hab. Publ. e Propaganda
HISTÓRIA DA PROPAGANDA / 60 hs / 2012/2
(Lab. Audio Visual)
HORÁRIO:
Segundas-feiras, das 9h10 às 12h50
PROFESSOR:
Marcelo Serpa
EMENTA DO CURSO:
Resgate da construção do argumento que produz o fato publicitário na história das ideias, contextualizando até os dias de hoje. História da Propaganda Internacional e Nacional.
BIBLIOGRAFIA:

ABREU, Alzira Alves de. De Paula, Christiane Jalles. Dicionário Histórico-
biográfico da propaganda no Brasil. Rio de Janeiro: ABP, 2007.
BARRETO, Roberto Menna. Agencia de Propaganda e as engrenagens da
história. São Paulo: Summus, 2006.
BRANCO, Renato Castelo. MATERSEN, Rodolfo Lima. REIS, Fernando.
História da Propaganda no Brasil. T. A. Queiroz, 1990. 485 ps.
CCSP. História da Propaganda Criativa no Brasil. São Paulo: CCSP Clube
de Criação de São Paulo, 1995. 136 ps.
GONTIJO, Silvana. Livro de Ouro da Comunicação. Rio de Janeiro: Ediouro.
2004. 450 ps.
MACHADO, Maria Berenice (Org.) Publicidade e Propaganda: 200 anos de
história no Brasil. Novo Hamburgo: Feevale, 2009. 408 ps.
MARCONDES, Pyr. Uma história da propaganda brasileira: as melhores
campanhas, gênio da criação, personagens. Rio de Janeiro: Ediouro,
20012. 249 pg.
MAZA, Raúl Eguizábal. História da Propaganda. Madrid: Eresma & Celeste
Ed. , 1998.
OBERLAENDER, Ricardo. História da Propaganda no Brasil. Rio de
Janeiro: Shogun Ed e Arte, 1984. 137 ps.
OLIVEIRA SOBRINHO, José Bonifácio. O livro do Boni. Rio de Janeiro:
Casa da Palavra, 2011. 463 ps.
PENTEADO, José Roberto Whitaker. A propaganda antiga. São Paulo:
Pioneira, 1974. 302 ps.
RAMOS, Ricardo. Do reclame à comunicação: pequena história da
propaganda no Brasil. Rio de Janeiro: Atual, 133 ps.
ROMERO, Ma Victoria. Lenguage publicitário: la seducción permanente.
Barcelona: Ariel, 2005. 261 ps.
RUSSEL, J. Thomas. LANE, W. Ronald. Klepner Publicidad. México:
Pearson, 2001. 716 ps.
TUNGATE, Mark. História da propaganda mundial. Rio de janeiro: Cultrix.
s/d
OBJETIVOS
Transmitir informações básicas sobre o processo histórico da Propaganda mundial e nacional, sob os aspectos gerais e técnicos da publicidade, da propaganda e do marketing, visando propiciar ao discente:
– Compreensão sumária da estrutura e da dinâmica da propaganda;
– Elementos para compreender-se as relações de causas e efeitos que afetem  a propaganda, suas técnicas, expressões e linguagens.
PROCESSOS DIDÁTICOS:
– Palestras
– Projeção de data show
– Exibição de peças comunicação impressas e eletrônicas
INSTRUÇÕES METODOLÓGICAS:
– Apresentação integrada dos assuntos de Comunicação, Publicidade, Propaganda e Marketing, evitando a dicotomia dos processos
– Opção pelo máximo de informação em detrimento da redundância
– Alternância da exposição teórica com apresentação de casos reais exemplificando a aplicação conceitual
– Esquematização gráfica dos conceitos (sempre que possível)
PROGRAMA:
(Sujeito a revisão até o início do curso)
Unidades Didáticas / Objetivos específicos / Conteúdos:
Conceitos fundamentais de Comunicação, publicidade e propaganda:
compreender o processo da comunicação a publicidade e a propaganda e seu contexto histórico.
Histórico sumário
Descrição do campo. Instâncias da Comunicação. Definições. Aspectos etimológicos e semânticos. Descrição do processo. Modelos básicos. Enfoque Antropocêntrico.
A pré-história da propaganda:
compreender o processo histórico que possibilita o surgimento do anúncio, da marca e depois da publicidade e da propaganda.
– O anúncio.
– A marca.
– Os primeiros passos rumo à publicidade e a propaganda.
Surgimento da Publicidade e da Propaganda:
compreender o processo histórico que possibilita o surgimento e desenvolvimento da publicidade e da propaganda.
– O comércio e as primeiras empresas publicitárias.
– Lugar e papel da publicidade e da propaganda.
– História dos discursos publicitários.
A Propaganda no Brasil, e a história do Mercado Publicitário Brasileiro:
conhecer os fatos e acontecimentos que propiciam a entrada da propaganda no Brasil e seu desenvolvimento.
– Princípios anúncios brasileiros.
– Primeiras agencias brasileiras.
– Entrada das agencias internacionais.
– Formação do mercado publicitário até os dias de hoje.Uma História da
Criação Publicitária no Brasil e no Mundo:
conhecer os fatos e acontecimentos que movem a criação publicitária ao longo dos anos.
– conhecer as tendências e técnicas da criação publicitária.
– conhecer as características do discurso publicitário nas suas diversas fases históricas.
A Publicidade e a Propaganda Política e Eleitoral:
conhecer a publicidade e a propaganda aplicada ao mundo político e eleitoral.
– Conhecer o papel e o lugar da propaganda e da publicidade no contexto político e eleitoral.
– Conhecer as principais tendências e aplicações do anúncio e da propaganda no mundo.
– Política, Eleição e Propaganda no Brasil.
A “nova” Propaganda no contexto da Internet e das Mídias Sociais Digitais:
conhecer os fundamentos do processo publicitário contemporâneo num mundo globalizado e informatizado.
– Conceitos fundamentais internet, mídias socias, midias sociais digitais
– Conhecer as ferramentas que baseiam a publicidade e a propaganda no mundo virtual.
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM:
Plano de Trabalhos Práticos
História da Propaganda no Brasil
1. Objetivos:
Os trabalhos para a segunda avaliação do semestre terão por objetivos:
1.1. Aplicação direta dos conceitos teóricos expostos em aula;
1.2. Breve revisão bibliográfica sobre História da Propaganda no Brasil;
1.3. Aproveitamento da pesquisa apresentada na primeira fase da avaliação.
2. Programa:
Basicamente, os alunos executarão as três fases principais de um planejamento padrão:
2.1. Escolha de um subtema específico que determinará o recorte temático sobre o tema geral: História da Publicidade / Propaganda Brasileira;
2.2. Levantamento de informações / dados necessários;
2.3. Publicação e registro digital organizado da informação pesquisada: pode ser um esquema, infográfico, filmete, presentation (power point),  PDF, linha de tempo etc
3. Método de Operação:
Os alunos se organizarão em grupos de até três alunos, no máximo que:
3.2. Escolherá um “subtema” da sua preferência, conveniência ou possibilidade; preferencialmente não explorado por outro grupo no semestre;
3.3. Pesquisará o subtema escolhido podendo incluir literatura disponível (livros, trabalhos acadêmicos), inclusive material digital (internet, blogs, sites especializados);
3.4. Elaborará síntese sobre o tema a ser apresentada na forma de esquema, infográfico, linha de tempo, presentation (power point), PDF etc.
3.5. Publicará a síntese através de blog, site, issuu, slideshare, youtube etc.
3.6. Entregará uma via física para avaliação (papel, CD/DVD para o caso de filmetes e/ou vídeos);
3.7. Enviará o link de acesso ao trabalho publicado para divulgação entre os demais alunos da turma.
4. Calendário do Trabalho: Prazos:
4.1. Formação dos grupos até dia _____/_____/_____;
4.2. Indicação do tema até dia _____/_____/_____;
4.3. Publicação da síntese e entrega física do trabalho até sexta-feira, dia 01/03/2013 .
5. Subtemas sugeridos:
5.1. A pré-história da propaganda brasileira visando compreender o processo histórico que possibilita o surgimento do anúncio, da marca e depois da publicidade e da propaganda brasileiras. (Leonardo, Sergio e Fabio)
5.2. Surgimento da Publicidade e da Propaganda visando compreender o processo histórico que possibilita o surgimento e desenvolvimento da publicidade e da propaganda brasileiras, as primeiras empresas publicitárias, o lugar e papel da publicidade e da propaganda brasileira, os discursos publicitários. (Pedro e Monique)
5.3. A Propaganda Brasileira visando conhecimento dos primeiros anúncios, agências brasileiras e internacionais, formação do mercado publicitário até os dias de hoje.(Mariana, Camila e Livia)
5.4. A Criação Publicitária no Brasil visando conhecer os fatos e acontecimentos que movem a criação publicitária ao longo dos anos, as tendências e técnicas da criação publicitária, as características do discurso publicitário nas suas diversas fases.(Gabriel, Daniel e Thiago)
5.5. A Publicidade e a Propaganda Política e Eleitoral visando conhecer a publicidade e a propaganda aplicada ao mundo político e eleitoral, principais tendências e aplicações do anúncio e da propaganda na política e na eleição brasileiras. (I: Pedro Feijó,  II. Leonardo Freire e Igor de Matos))
5.6. A “nova” Propaganda visando o contexto da Internet e das Mídias Sociais Digitais, os fundamentos do processo publicitário contemporâneo num mundo globalizado e informatizado.(I: Tais, Rayane J. e Paola;   II: Rayanne R e Paula)
5.7. Outros subtemas sob consulta prévia e aprovação do professor.
 _______________________________________________
iCPMS Comunicação / Marcelo Serpa – Desde 1993

Av. Treze de Maio, 45 Sala 1503 – Centro
20.031-007 – Rio de Janeiro, RJ
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Tel: 55 21 98275-5555   

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