EnglishPortugueseSpanish

Política, espiritualidade e dádiva. Evandro Vieira Ouriques (201X)

Fichamento. SERPA, Marcelo. 2014.
OURIQUES, Evandro V. Política, Espiritualidade e Dádiva. p. 144-190
In: Comunicações do ISER n. 63. Ano (???) MIR, memória, ações e perspectivas do Movimento Inter-religioso do Rio de Janeiro.
 
P. 145
Desafio na dimensão política
“libertar o homem da desgraça da exploração econômica e da escravização social e política” (CHOMSKY, Noam. Notas sobre o anarquismo. São Paulo: Editora Imaginário e Sedição Editorial, 2004 p. 41).
 
Democracia – Princípios
[…] princípios básicos de qualquer democracia: transparência, controle público, justiça social, equidade econômica e segurança ambiental.
 
Direitos à assistência x Esmola
O conceito, repito, implica em que os direitos à assistência, garantidos pelo Estado previdenciário, tenham sido substituídos pela esmola e pelo patrocínio, que recuam a cada experiência econômica denominada “crise”[…]
 
Liberdade, vontade e formação da vontade
A liberdade política não pode se resumir no direito de exercer a própria vontade. Ela reside igualmente no direito de dominar o processo de formação dessa vontade” (MATTELART, 2003:187). MATTELART, Armand. (2003), História das Teorias da Comunicação. São Paulo: Edições Loyola, 2003. p. 187)
 
Matar x sacrificar
(sobre o consumo de carne, que apresenta como visto uma sequência facilmente transponível para o nível social, segundo Ouriques)
“talvez a verdade resida no conceito de que é mau matar por divertimento, mas não sacrificar as formas mais baixas da vida para o serviço das mais altas” (TESOURO DA JUVENTUDE. Volume 07. W. M. Jackson, Inc. Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Recife, 1958. P. 303)
 
P. 146
Consumo e fetichismo
[…] como funciona o consumo, senão pelo deslocamento de alguns atributos da dádiva (excedente, aparecimento, inesperado, desperdício, criação) para os produtos e serviços?
 
P. 147
Perda e amadurecimento
Godbout, em seu livro extraordinário escrito com a colaboração de Allain Caillé, lembra que “nas ciências humanas, somente a psicanálise é sensível ao fato de que é preciso perder a mãe e renunciar a ela para se tornar adulto, experiência essencial a todo ser humano. (GODBUT, Jacques. O Espírito da Dádiva. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1999. P. 254)
 
P. 148
Dualismo espiritualidade matéria
[…] originário, em grande parte, do paradigma judaico-cristão, consequência da máquina- de-fazer-dois que é o Ocidente, como bem diz Marcio Tavares d’Amaral.

Arte SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação (Mestrado) ANEXO 2
Read More

Propaganda e interdisciplinaridadeConclusões SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação
Read More

Anúncio Notícia de Produto / Hopkins    Estudo de Caso SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro:
Read More

Ciência da Propaganda SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação
Read More

Propaganda e Hopkins SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação
Read More

Propaganda e ética SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação
Read More

Propaganda e arte SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação
Read More

Propaganda, ciência e técnica SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p.
Read More

Propaganda e sucesso SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação
Read More

Propaganda e interdisciplinaridade SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação
Read More

Propaganda e psicologia SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação
Read More

Consumidor SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação (Mestrado) p. 33 No
Read More

Produto SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação (Mestrado) p. 32 [...]
Read More

Propaganda, Processo da. SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação
Read More

Publicitário SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação (Mestrado) p. 31 [...]
Read More

Propaganda – Função de Produção SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179
Read More

Propaganda – Ótica Mercadológica SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p.
Read More

Consumo SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação (Mestrado) P. 26 “O
Read More

Propaganda no Brasil SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação
Read More

Propaganda – religiosa, política e de produtos SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ,
Read More

Increva-se

Pesquisa

Professor Marcelo Serpa
Escola de Comunicação da UFRJ
Campus Praia Vermelha
Palácio Universitário

Tel.: +55 21 98275-5555
E-Mail: marcelo.serpa@eco.ufrj.br
                        serpa.br@gmail.com

Como chegar à

© 1997-2020 Marcelo Serpa - MS Comunicação. Todos os direitos reservados

Developed by D4W