PROPAGANDA E INTERDISCIPLINARIDADE:
uma abordagem pela ótica do marketing.
Por
Marcelo Helvecio Navarro Serpa
UFRJ / CFCH / ECO
Dissertação de mestrado em Comunicação Social apresentada à Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação em Comunicação Social da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Professor Doutor Geraldo Luiz dos Reis Nunes.
Rio de Janeiro, 2º Semestre de 2001.
—
Folha de aprovação:
Propaganda e interdisciplinaridade:
uma abordagem pela ótica do marketing
por Marcelo Helvecio Navarro Serpa
Dissertação de mestrado em Comunicação Social apresentada à Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação em Comunicação Social da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, como parte dos requisitos necessários à obtenção do Grau de Mestre.
Aprovada por:
Professora Doutora Regina Célia Montenegro de Lima – UFRJ
Professor Doutor Henrique Antoun – UFRJ
Professor Doutor Luis Carlos Bittencourt – UFRJ
Professor Doutor Geraldo Luiz dos Reis Nunes – UFRJ (Orientador)
Rio de Janeiro, 2º Semestre de 2001.
—
Ficha catalográfica
Serpa, Marcelo Helvecio Navarro.
Propaganda e interdisciplinaridade: uma abordagem pela ótica do marketing / Marcelo Helvecio Navarro Serpa. Rio de Janeiro: UFRJ, ECO, 2001.
169 p.
Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, CFCH, ECO, 2001.
1. Comunicação Social – Tese. 2. Propaganda – Tese. I. Serpa, Marcelo Helvecio Navarro. Título. II. Tese (Mestr. UFRJ/CFCH/ECO).
—
PROPAGANDA E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA ABORDAGEM PELA [OTICA DO MARKETING
SUMÁRIO
PARTE 1
1 INTRODUÇÃO
. 1.1 ADVERTISING, PUBLICITY, PR E PROPAGANDA
. 1.2 ANÚNCIO
. 1.3 COPY
. 1.4 TÍTULO
. 1.5 MARKETING
. 1.6 CIÊNCIA
. 1.7 TÉCNICA
. 1.8 ARTE
. 1.9 POR QUE HOPKINS? POR QUE SCIENTIFIC ADVERTISING?
PARTE 2
2 A NATUREZA DA PROPAGANDA
. 2.1 PRINCIPAIS QUESTÕES HISTÓRICAS DA PROPAGANDA
. 2.2 PRINCIPAIS QUESTÕES TÉCNICAS DA PROPAGANDA
A PROPAGANDAÉ FUNÇÃO DO MARKETING PROPAGANDA E PSICOLOGIA PROPAGANDA E INTERDISCIPLINARIDADE
. 2.3 PRINCIPAIS QUESTÕES FILOSÓFICAS DA PROPAGANDA PROPAGANDA E CIÊNCIA
PROPAGANDA E ARTE
PROPAGANDAE ÉTICA
DA COMUNICAÇÃO SOCIAL À PROPAGANDA
A ÉTICA ESTÁ NO MARKETING – NÃO NA PROPAGANDA
A DICOTOMIA DIALÉTICA
A ÉTICA INTERNA – NA PROPAGANDA A ÉTICA EXTERNA – DA PROPAGANDA
2.4 NORMA E PROPAGANDA
PARTE
3
3. HOPKINS E A PROPAGANDA
3.1 SETE VEZES CIÊNCIA DA PROPAGANDA
PARTE 4
4 ESTUDO DE CASO
O ANÚNCIO COMO NOTÍCIA
A – DO INÍCIO ATÉ A DÉCADA DE 60
B – ANÚNCIOS DA DÉCADA DE 70
C – DÉCADA DE 80
D – ANOS 90 ATÉ HOJE
PARTE 5
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
ANEXOS
ANEXO 1 POSFÁCIO
ANEXO 2 SÉRIE DE ILUSTRAÇÕES DE
ANÚNCIOS RELATIVOS AO ESTUDO DE CASOS
ANEXO 3 ARTE – CONCEITUAÇÃO
ANEXO 4 CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE – CONCEITUAÇÃO TÉCNICA
ANEXO 5 CONCEITUAÇÃO
EM ARQUIVO ELETRÔNICO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS