
DISCIPLINA:
Planejamento de Campanhas (Remoto)
TURMA:
22128 2020 – 1
CARGA HORÁRIA:
60 horas
TEMPOS SÍNCRONOS:
Segundas-feiras das 8h00 às 9h40
EMENTA:
Estudo dos fundamentos teóricos do planejamento de comunicação e propaganda e suas principais técnicas, elaboração e execução.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Objetivo geral
Entendimento dos processos de construção de planejamentos estratégicos de comunicação para produtos, marcas e instituições.
Objetivos específicos
Capacitar o discente às técnicas de elaboração e avaliação de planejamentos estratégicos de comunicação para produtos e marcas e instituições.
BIBLIOGRAFÍA BÁSICA:
AMBROSIO, Vicente. Plano de marketing: um roteiro para a ação. 2a Edição. São Paulo: Pearson, 2011.
Opção e-Book (consultado em dezembro de 2020):
https://www.amazon.com.br/Plano-marketing-roteiro-para-a%C3%A7%C3%A3o-ebook/dp/B00KDOM0YM
GABRIEL, Martha. KISO, Rafael. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. 2a edição. São Paulo: Atlas, 2020.
Opção e-Book (consultado em dezembro de 2020):
https://www.kobo.com/br/pt/ebook/marketing-na-era-digital
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
MICELI, André L. SALVADOR, Daniel O. Planejamento de marketing digital. Rio de Janeiro: Brasport, 2017. 257 p.
Opção e-Book (consultado em dezembro de 2020):
https://www.amazon.com.br/Planejamento-Marketing-Digital-posicionar-aplicativos-ebook/dp/B00ZQ06OS6
REZ, Rafael. Marketing de conteúdo: a moeda do século XXI. São Paulo: DVS Editora, 2016.
Opção e-Book (consultado em dezembro de 2020):
https://www.amazon.com.br/Marketing-Conte%C3%BAdo-Moeda-S%C3%A9culo-XXI-ebook/dp/B071HHBMX3/ref=pd_sbs_351_6/138-6108588-1438354?_encoding=UTF8&pd_rd_i=B071HHBMX3&pd_rd_r=291df40c-0689-47ba-b30a-291dd3501940&pd_rd_w=WgqXM&pd_rd_wg=ceUpc&pf_rd_p=dba274c4-9919-41b0-a2f8-76fb24466c03&pf_rd_r=7BW03NF519C8SA0WQR2Q&psc=1&refRID=7BW03NF519C8SA0WQR2Q
WEINSTEIN, Art. Segmentação de mercado: com apêndice segmentação de mercado no Brasil. São Paulo: Atlas, 1995. 314 p.
PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS E DE AVALIAÇÃO:
Aulas síncronas, remotas, com utilização de conferências digitais (lives) através da utilização do aplicativo Zoom;
Projeção de slides (ppt);
Exercícios de treinamento sempre que aplicável;
Apresentação integrada dos assuntos de Propaganda e Marketing, evitando a dicotomia dos dois processos;
Opção pelo máximo de informação em detrimento da redundância.
Alternância da exposição teórica com apresentação de casos reais exemplificando a aplicação conceitual.
Treinamento da percepção e da avaliação de peças publicitárias.
Esquematização gráfica dos conceitos (sempre que possível).
Os alunos matriculados no curso são submetidos a um plano de trabalhos práticos que objetiva avaliar a aplicação direta dos conceitos teóricos expostos ao longo do curso, através de treinamento elementar especialmente na avaliação de planejamentos de comunicação.
Para o trabalho proposto, basicamente, os alunos executarão as fases principais da atuação publicitária, quais sejam:
a) coleta de informações mercadológicas e publicitárias,
b) elaboração e/ou interpretação do briefing,
c) elaboração do planejamento, e
d) avaliação.
De maneira geral, os trabalhos propostos serão previstos para realização em Grupos (de até 06 alunos).
CONTEÚDOS, ATIVIDADES E AVALIAÇÃO
1- SEG, 07 DEZ, 08h00 – Marketing, planejamento e estratégia
2- SEG, 14 DEZ, 08h00 – Briefing
3- SEG, 21 DEZ, 08h00 – Info Mercadológica, Info Publicitária
– SEG, 28 DEZ – Recesso de Natal/Ano Novo
4- SEG, 04 JAN, 08h00 – Opinião individual e pública
5- SEG, 11 JAN, 08h00 – Pesquisa de Opinião
6- SEG, 18 JAN, 08h00 – Comportamento do Consumidor
7- SEG, 25 JAN, 08h00 – Seminário 1 (avaliação)
8 – SEG, 01 FEV, 08h00 – Seminário 2 (avaliação)
9 – SEG, 08 FEV, 08h00 – Espaço para reposições e avaliações)
10- SEG, 15 e 16 FEV – Carnaval
11- SEG, 22 FEV, 08h00 – Espaço para reposições e avaliações)
12- SEG, 29 FEV, 08h00 – Espaço para reposições e avaliações)
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