EnglishPortugueseSpanish

Ciência / Glossário

Ciência

SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação (Mestrado)

P. 12

Ciência é um conjunto de conhecimentos metodicamente adquiridos, mais ou menos sistematicamente organizados, e suscetíveis de serem transmitidos por um processo pedagógico de ensino.

“Mais modernamente, ela é a modalidade de saber constituída de um conjunto de aquisições intelectuais que tem por finalidade propor uma explicação racional e objetiva da realidade. Mais precisamente ainda: é a forma de conhecimento que não somente pretende apropriar-se do real para explicá-lo de modo racional e objetivo, mas procura estabelecer, entre os fenômenos observados, relações universais e necessárias, autorizando a previsão de resultados (efeitos) cujas causas podem ser detectadas mediante procedimentos de controle experimental”.   (JAPIASSÚ, 1990, p. 49)

Ou ainda:

“Um conhecimento que inclua, em qualquer forma ou medida, uma garantia da própria validade. A limitação expressa pelas palavras “em qualquer forma ou medida” inclui-se aqui para tornar a definição aplicável à Ciência moderna que não tem pretensões de absoluto”.   (ABBAGNANO, 1982, p. 128).

Para efeito do presente trabalho, a chave está em:

“que inclua, em qualquer forma ou medida, uma garantia da própria validade”,

e ;

“que procura estabelecer relações universais e necessárias, autorizando a previsão de resultados (efeitos) …”

Em caso de desejar-se um aprofundamento nos conceitos de Ciência disponíveis, vide anexo “Ciência e Cientificidade – Conceituação”, no final deste trabalho.

Increva-se

Pesquisa

Professor Marcelo Serpa
Escola de Comunicação da UFRJ
Campus Praia Vermelha
Palácio Universitário

Tel.: +55 21 98275-5555
E-Mail: marcelo.serpa@eco.ufrj.br
                        serpa.br@gmail.com

Como chegar à

© 1997-2020 Marcelo Serpa - MS Comunicação. Todos os direitos reservados

Developed by D4W