Ciência
SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação (Mestrado)
P. 12
Ciência é um conjunto de conhecimentos metodicamente adquiridos, mais ou menos sistematicamente organizados, e suscetíveis de serem transmitidos por um processo pedagógico de ensino.
“Mais modernamente, ela é a modalidade de saber constituída de um conjunto de aquisições intelectuais que tem por finalidade propor uma explicação racional e objetiva da realidade. Mais precisamente ainda: é a forma de conhecimento que não somente pretende apropriar-se do real para explicá-lo de modo racional e objetivo, mas procura estabelecer, entre os fenômenos observados, relações universais e necessárias, autorizando a previsão de resultados (efeitos) cujas causas podem ser detectadas mediante procedimentos de controle experimental”. (JAPIASSÚ, 1990, p. 49)
Ou ainda:
“Um conhecimento que inclua, em qualquer forma ou medida, uma garantia da própria validade. A limitação expressa pelas palavras “em qualquer forma ou medida” inclui-se aqui para tornar a definição aplicável à Ciência moderna que não tem pretensões de absoluto”. (ABBAGNANO, 1982, p. 128).
Para efeito do presente trabalho, a chave está em:
“que inclua, em qualquer forma ou medida, uma garantia da própria validade”,
e ;
“que procura estabelecer relações universais e necessárias, autorizando a previsão de resultados (efeitos) …”
Em caso de desejar-se um aprofundamento nos conceitos de Ciência disponíveis, vide anexo “Ciência e Cientificidade – Conceituação”, no final deste trabalho.