EnglishPortugueseSpanish

Propaganda e interdisciplinaridade / Glossário

Propaganda e interdisciplinaridade

SERPA, Marcelo H. N. Propaganda e interdisciplinaridade. V. Pós defesa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 179 p. Dissertação (Mestrado)

p.40

A propaganda, cônscia de sua natureza heurística e aleatória, sempre aspira a um status de maior cientificidade, que lhe atribua maior credibilidade e respeitabilidade, e por isso sempre persegue certezas e exatidões que, inclusive, lhe reduzam a aleatoriedade inerente. Daí a procura permanente, cada vez mais intensificada, de metodologias e instrumentos de caráter científico, buscando-os inclusive, junto às ciências exatas e freqüentando – cada vez mais – os espaços laboratoriais, as técnicas estatísticas, matemáticas e outras áreas da certeza.

Em termos epistemológicos a propaganda tem origem filosófico-científica, no sentido de que ela é um subcampo específico de uma ciência maior – a retórica, grega de nascimento clássico e aristotélica, de paternidade direta. A Propaganda nasce empiricamente, como técnica de aplicação utilitária, formando um corpus de doutrina e epistemologia próprios, constituído de textos diretos aplicativos, freqüentemente com natureza de manuais – “Técnica e Prática da Propaganda” editado pela McCann Erickson, para citar um exemplo nacional, segunda obra brasileira do gênero – a primeira, em 1959, é “Elementos de Propaganda”, de Caio Aurélio Domingues. Neste processo a propaganda apropria-se simples e diretamente de tudo aquilo que, no campo das outras ciências, atendesse às suas necessidades pragmáticas e às do seu exercício, estabelecendo um estado de simbiose com todas as ciências que em algum momento a interessassem – embora o fizesse de modo empírico e assistemático – o que nos parece indicar o seu caráter interdisciplinar. Neste sentido a propaganda é uma interdisciplinaridade.

Increva-se

Pesquisa

Professor Marcelo Serpa
Escola de Comunicação da UFRJ
Campus Praia Vermelha
Palácio Universitário

Tel.: +55 21 98275-5555
E-Mail: marcelo.serpa@eco.ufrj.br
                        serpa.br@gmail.com

Como chegar à

© 1997-2020 Marcelo Serpa - MS Comunicação. Todos os direitos reservados

Developed by D4W