Até que, alguns anos depois, fui convidado a trabalhar na área de marketing como gerente de produto.
Foi a primeira vez que me envolvi profissionalmente com pesquisa e comunicação de marketing. E essa imersão na Comunicação mudou a minha vida.
Em poucos meses eu estava convencido de que eu não era mais um economista, e o meu interesse profissional estava totalmente focado em Comunicação – eu queria saber cada vez mais sobre ela.
Eu queria viver de comunicação. O tempo passava e eu não não tinha ganhado nenhum dinheiro com Comunicação desde então, e isso me parecia desanimador.
Eu sabia que precisava mudar as coisas na minha vida. Não demorou muito tempo para eu decidir sair do ramo financeiro e encontrar caminhos e soluções para persistir nos meus sonhos, construir a minha carreira de Comunicador.
E foi isso que eu fiz – o que para alguns parecia ser uma decisão ilógica – larguei meu emprego estável, mudei de cidade, e até de estado civil, e comecei minha carreira do zero em comunicação de marketing.
A viajem não foi sempre tranquila ou por terreno conhecido, muito pelo contrário. Mas eu seguia sempre satisfeito com a minha decisão de recomeço. Passei por algumas empresas até a consolidação da minha formação em comunicação de marketing. E em pouco tempo estava seguro o bastante para aceitar o convite do professor Cid Pacheco, para mais uma vez recomeçar — agora como consultor independente de comunicação de marketing — e iniciar minha carreira no magistério, como pesquisador e professor de comunicação na UFRJ.
Continuei refinando meus conhecimentos: na Universidade, concluí minha pós-graduação (sou mestre e doutor em Comunicação e Cultura) e no mercado, encerrei — em 2008 — um ciclo de dezessete anos de consultoria em associação técnica com o meu amigo e mentor, o Professor Cid Pacheco, que nos deixou naquele ano. Desde então, dou continuidade aos nossos projetos, agora com amigos profissionais e parceiros de tantos anos. Começamos a compartilhar tudo o que aprendemos sobre comunicação de marketing com jovens estudantes, empreendedores e profissionais, na gestão da comunicação de suas carreiras, produtos e empresas. E os resultados deles tem sido significativos. E seguem crescendo.
Nestes anos todos sempre fomos convidados a falar no palco e ensinar as pessoas sobre como usar a comunicação de marketing, e suas ferramentas como a pesquisa e o planejamento, na gestão de comunicação de pessoas, produtos e empresas — e foi aí que decidi transformar tudo isso num programa passo a passo que qualquer um poderia seguir.
E estamos nisso: o novo programa “Viver de Comunicação: do analógico ao digital” que está em fase de pré-operação, e que lançaremos em breve.
Elas passam a ter acesso ao segredos, estratégias e táticas dos bastidores da comunicação de marketing — do analógico ao digital — e às ferramentas poderosas que eu e outros profissionais de comunicação usamos. Funcionaram para nós e podem funcionar para você também.
A comunicação de marketing funciona para as maiores empresas do mundo. Mas claro, essas técnicas não são apenas para os grandes que já têm seus negócios bem estabelecidos.
Hoje, moro no Rio de Janeiro, com minha esposa Cristina e minha filha Marcela. Tenho incrível e crescente grupo de Comunicação que me ajuda a ensinar estudantes, jovens profissionais e alguns empreendedores de todo o mundo a realizar a carreira dos seus sonhos. Eu sou pesquisador, professor e consultor de comunicação, e mantenho o nosso projeto de rede de colaboração.
E ainda encontro tempo suficiente para trabalhar nas minhas paixões e passar bons momento com a minha família — e às vezes curtir minha bike em passeios na orla do Rio de Janeiro. Tudo isso foi possível porque decidi que era hora de assumir o controle da minha vida e lançar minha carreira na Comunicação. E há tempo que meu maior objetivo tem sido o de ajudar as pessoas ao redor do mundo a viver o estilo de vida de seus sonhos e criar suas carreiras par Viver de Comunicação.
Este site é basicamente o lugar onde eu compartilho o que eu vi, o que eu fiz e o que eu aprendi ao longo dos últimos quase trinta anos de minha carreira em comunicação de marketing.
Eu comecei em 1990. Sem experiência para direcionar minha carreira ou dinheiro para começar um negócio. Tem sido uma bela aventura… e eu não a trocaria por nada.
Este site era sobre mim. Hoje ele é mais sobre você – ao menos, é para você. Meu objetivo é ajudar a desenvolver a carreira de comunicadores, alavancar negócios, produtos, serviços e — acima de tudo — alcançar sonhos. Utilizando comunicação de marketing.