(ARTIGO)
No marketing eleitoral, ganhar ou perder pode ser, às vezes, um conceito relativo. O Elio Gaspari publicou uma brilhante nota
que ilustra bem este conceito. Resumindo:
” … (Tancredo Neves) dizia que política é coisa bem mais rica
do que futebol, onde um time ganha e outro perde”.
Na sua conta qualquer eleição pode produzir quatro resultados:
(1) Você GANHA GANHANDO.
Exemplo FFHH em 1994 e em 1998 para o PSDB e o PFL.
(2) Você PERDE e acaba GANHANDO.
O caso do PPB em 1994, que perdeu com Espiridião Amin no primeiro turno, aliou-se a FFHH no segundo e foi para o Governo.
(3) Você PERDE PERDENDO.
Lula, em todas as suas candidaturas.
(4) Você GANHA e acaba PERDENDO.
Quem ganhou com Fernando Collor em 1989 ou com Jânio em 1960.”
Referência:
PACHECO, Cid. SERPA, Marcelo.
ELEIÇÕES: Ganhar e perder. (Notas de aula).
Rio de janeiro: NUMARK/ECO/UFRJ/Instituto CPMS de Comunicação, 2002.