EnglishPortugueseSpanish

Encontro de Candidatos (Senado, 2002) Memorial


 
 
1o Encontro de Candidatos – Eleições 2002
– Senado Federal

Pequeno Histórico
A idéia de um encontro de Senadores, na ECO, parte de quatro alunos do primeiro ciclo do curso de comunicação – Augusto Lohmann, Carolina Prates, Mariana Machado e Valmir Moratelli – que procuram o apoio da CPM (Professor Solon) que os encaminha ao NUMARK (Professores Cid Pacheco e Marcelo Serpa).
A proposta é aprovada pela Direção da ECO, já que vem de encontro ao interesse de ter-se um evento eleitoral no ano de 2002.
O tempo é exíguo, dispondo-se de menos de dez dias entre a apresentação da idéia e a data considerada oportuna para o evento: 02 de setembro de 2002. Mas isso não chega a desanimar os alunos que resolvem aceitar o desafio, mesmo com a agravante de não haver recursos da Escola para alocar no evento.
Os alunos indicam inicialmente o formato de debate, nos moldes dos havidos na tv. Entretanto, por orientação do NUMARK o encontro adota o formato de “mesa redonda”, permitindo a exposição das idéias de todos os participantes num clima mais amistoso e apropriado aos nossos objetivos didáticos.
Obtido o apoio do Fórum de Ciência e Cultura, que cede o espaço mais nobre do Campus da Praia Vermelha para o evento – o auditório Pedro Calmon – agenda-se o Encontro para segunda-feira, dois de setembro, às catorze horas.
Desenvolve-se, então, um regulamento, convites aos partidos, convites à imprensa, cartazes de divulgação (folha A4 no Word), e um check list para o dia do evento.
Às vésperas do evento (sexta-feira) já há a confirmação de oito candidatos ao Senado pelo Rio de Janeiro ao encontro: Carlos Roberto Lupi (PDT, n 123), Edson Santos (PT, n 131), Fernando Paulo Figueiredo Buarque de Gusmão (PC do B, n 656), Jânio Carlos Almeida de Carvalho (PRTB, n 281), Jovelino Ribeiro (PHS, n 311), Luis Fernando de Oliveira Gutman (PCB, n 213) e Paulo Alberto Arthur da Tavola Moretzsohn Monteiro de Barros (PSDB, n 456).
Às 14:30 h de terça-feira, 02 de setembro de 2002, o Auditório Pedro Calmon conta com uma platéia de aproximadamente 320 pessoas – alunos dos cursos de Comunicação, Administração, Economia, Serviço Social e Psicologia, além de militantes de vários partidos, assessores políticos e imprensa (JB, O Globo e Folha Dirigida).
O Candidato Jovelino Ribeiro não comparece. Florinda Lombardi (PSTU) comparece na última hora. Os Candidatos são chamados a constituir a mesa, presidida pelo Professor Cid Pacheco (ECO) e o Encontro é uma realização de sucesso.
Após três horas de trabalhos, o Coordenador do Encontro (Professor Marcelo Serpa) procede a entrega dos diplomas de agradecimento aos Candidatos e, em nome da Direção da casa dá o evento por encerrado, convidando os Candidatos a um café no Gabinete da Direção da ECO.
Professor Marcelo Serpa, M. Sc.

Anexo 1

Custo do Evento:
Pequenas despesas com papel, diplomas de agradecimento, água mineral, correio, condução etc. totalizando um desembolso de R$ 58,00 (cinqüenta e oito reais).
As despesas foram arcadas pelos alunos e pelo coordenador do evento.
Registro das pessoas que contribuíram de maneira relevante para a realização do evento:
Professor José Amaral Argolo – Apoio Institucional;
Professor Marcelo H. N. Serpa – Concepção, Execução e Coordenação;
Professor Cid Pacheco – Concepção e Presidência da Mesa;
Professor Joaquim Welly Martins – Assessoria Jurídica;
Professor Luiz Solon Gonçalves Galloti – Organização e Execução;
Professor Aluisio Ramos Trinta – Redação de cartas e convites;
Tec. Adm. Sr. José Riccardo Bonavita – Organização e Execução;
Tec. Adm. Ângela Lacerda Horta Barbosa Cardoso – Organização;
Sub Prefeita do Campus Praia Vermelha – Cristina Maria Torres Frade – reforço da segurança;
Ana Lucia Fórum de Ciência e Cultura – cessão do auditório;
Alunos responsáveis pelo TJ-ECO – Gravação do Encontro em vídeo, edição e cópias.
Aluno Augusto Lohmann, Carolina Prates, Mariana Machado e Valmir Moratelli – Concepção e execução.
Funcionários da ECO e do Fórum pela carinho e gentileza empregados na condução dos trabalhos.
Alguns comentários anotados:
– “Eu fiquei impressionada com o respeito do público, que permaneceu até o fim. Não sabia que viria tanta gente. E não houve vaias, todo mundo foi muito bem recebido”. (Florinda Lombardi, candidata pelo PSTU)
– “As instalações da UFRJ merecem todo um cuidado. Isso aqui é um patrimônio. Como é bonito o Palácio da Praia Vermelha. (Artur da Távola, do PMDB)
-“Vocês sabem que quem entra para a universidade pública adquire uma dívida com a sociedade. Eles é que pagam o ensino para vocês. E podem Ter certeza, com a atitude de hoje, vocês começaram a pagar esta dívida”. (Gutmann do PCB)
-“Fiquei encantado com a qualidade e o alto nível das perguntas. A gente percebeu nos olhares o interesse dos alunos. Isso não seria possível de se fazer dez anos atrás. É uma prova de que as coisas estão mudando, e para melhor”. (Professor Cid Pacheco, ECO)
Anais do Encontro
Anexo, ainda, diquete contendo transcrição da fita do Encontro para produção e distribuição dos Anais do Encontro. Sugere-se que tal material seja distribuído aos participantes do Encontro (palestrantes e alunos), órgãos de imprensa, bibliotecas e pessoas ligadas a ECO: tiragem inicial 500 exemplares.
Clique AQUI para ler a íntegra do Encontro.

Increva-se

Pesquisa

Professor Marcelo Serpa
Escola de Comunicação da UFRJ
Campus Praia Vermelha
Palácio Universitário

Tel.: +55 21 98275-5555
E-Mail: marcelo.serpa@eco.ufrj.br
                        serpa.br@gmail.com

Como chegar à

© 1997-2020 Marcelo Serpa - MS Comunicação. Todos os direitos reservados

Developed by D4W