EnglishPortugueseSpanish

Legibilidade (Dad Squarisi e Arlete Salvador, 2005)

SQUARISI, Dad; SALVADOR, Arlete. A arte de escrever bem. São Paulo: Contexto, 2005.
Para aferir o grau de dificuldade de leitura de um texto, parágrafo por parágrafo:
> Conte as palavras do parágrafo;
> Conte as frases do parágrafo;
> Conte as palavras polissílabas (palavras com 4 ou mais sílabas) do parágrafo;
> Divida o número de palavras pelo número de frases para obter a média da palavra/frase no texto;
> Some a média da palavra/frase do texto ao número de polissílabos;
> Multiplique o resultado por 0,4 (média de letras da palavra na frase de lingua portuguesa);
> O produto encontrado é o índice de legibilidade;
> Se o índice encontrado for superior a 15, preocupe-se: diminua o tamanho das frases; mande algumas proparoxítonas pro espaço.
Abuse dos dois.
Facilite a vida do leitor.
Índice de Legibilidade
1 a 7 >=> História em quadrinhos;
8 a 10 >=> Excepcional;
11 a 15 >=> Ótimo;
16 a 19 >=> Pequena dificuldade;
20 a 30 >=> Muita dificuldade
31 a 40 >=> Linguagem técnica / científica;
Acima de 41 >=> Nebulosidade.
 
Algumas Dicas:
> Não perca seu leitor de vista: escrever é verbo transitivo. Quem escreve, escreve para alguém.
> Fique a vontade, seja natural, imagine seu leitor à sua frente, conversando com você.
> Espaceje suas frases com pausas.
> Sempre que possível, faça perguntas diretas;
> Confira ao texto um toque humano: você escreve pra gente de carne e osso;
> Prefira frases curtas – lembre Vinicius: Uma frase longa não é nada mais que duas curtas;
> Prefira palavras curtas. Entre duas curtas, prefira a mais expressiva.
> Substitua as palavras proparoxítonas.
 
 
DAD SQUARISI
dad@correioweb.com.br

Increva-se

Pesquisa

Professor Marcelo Serpa
Escola de Comunicação da UFRJ
Campus Praia Vermelha
Palácio Universitário

Tel.: +55 21 98275-5555
E-Mail: marcelo.serpa@eco.ufrj.br
                        serpa.br@gmail.com

Como chegar à

© 1997-2020 Marcelo Serpa - MS Comunicação. Todos os direitos reservados

Developed by D4W