Escola de Comunicação
Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
ECA381
Seminário em Comunicação – Hab. Publ. e Propaganda
HISTÓRIA DA PROPAGANDA / 60 hs / 2012/2
(Lab. Audio Visual)
HORÁRIO:
Segundas-feiras, das 9h10 às 12h50
PROFESSOR:
Marcelo Serpa
EMENTA DO CURSO:
Resgate da construção do argumento que produz o fato publicitário na história das ideias, contextualizando até os dias de hoje. História da Propaganda Internacional e Nacional.
BIBLIOGRAFIA:
ABREU, Alzira Alves de. De Paula, Christiane Jalles. Dicionário Histórico-
biográfico da propaganda no Brasil. Rio de Janeiro: ABP, 2007.
biográfico da propaganda no Brasil. Rio de Janeiro: ABP, 2007.
BARRETO, Roberto Menna. Agencia de Propaganda e as engrenagens da
história. São Paulo: Summus, 2006.
história. São Paulo: Summus, 2006.
BRANCO, Renato Castelo. MATERSEN, Rodolfo Lima. REIS, Fernando.
História da Propaganda no Brasil. T. A. Queiroz, 1990. 485 ps.
História da Propaganda no Brasil. T. A. Queiroz, 1990. 485 ps.
CCSP. História da Propaganda Criativa no Brasil. São Paulo: CCSP Clube
de Criação de São Paulo, 1995. 136 ps.
de Criação de São Paulo, 1995. 136 ps.
GONTIJO, Silvana. Livro de Ouro da Comunicação. Rio de Janeiro: Ediouro.
2004. 450 ps.
2004. 450 ps.
MACHADO, Maria Berenice (Org.) Publicidade e Propaganda: 200 anos de
história no Brasil. Novo Hamburgo: Feevale, 2009. 408 ps.
história no Brasil. Novo Hamburgo: Feevale, 2009. 408 ps.
MARCONDES, Pyr. Uma história da propaganda brasileira: as melhores
campanhas, gênio da criação, personagens. Rio de Janeiro: Ediouro,
20012. 249 pg.
campanhas, gênio da criação, personagens. Rio de Janeiro: Ediouro,
20012. 249 pg.
MAZA, Raúl Eguizábal. História da Propaganda. Madrid: Eresma & Celeste
Ed. , 1998.
Ed. , 1998.
OBERLAENDER, Ricardo. História da Propaganda no Brasil. Rio de
Janeiro: Shogun Ed e Arte, 1984. 137 ps.
Janeiro: Shogun Ed e Arte, 1984. 137 ps.
OLIVEIRA SOBRINHO, José Bonifácio. O livro do Boni. Rio de Janeiro:
Casa da Palavra, 2011. 463 ps.
Casa da Palavra, 2011. 463 ps.
PENTEADO, José Roberto Whitaker. A propaganda antiga. São Paulo:
Pioneira, 1974. 302 ps.
Pioneira, 1974. 302 ps.
RAMOS, Ricardo. Do reclame à comunicação: pequena história da
propaganda no Brasil. Rio de Janeiro: Atual, 133 ps.
propaganda no Brasil. Rio de Janeiro: Atual, 133 ps.
ROMERO, Ma Victoria. Lenguage publicitário: la seducción permanente.
Barcelona: Ariel, 2005. 261 ps.
Barcelona: Ariel, 2005. 261 ps.
RUSSEL, J. Thomas. LANE, W. Ronald. Klepner Publicidad. México:
Pearson, 2001. 716 ps.
Pearson, 2001. 716 ps.
TUNGATE, Mark. História da propaganda mundial. Rio de janeiro: Cultrix.
s/d
s/d
OBJETIVOS
Transmitir informações básicas sobre o processo histórico da Propaganda mundial e nacional, sob os aspectos gerais e técnicos da publicidade, da propaganda e do marketing, visando propiciar ao discente:
– Compreensão sumária da estrutura e da dinâmica da propaganda;
– Elementos para compreender-se as relações de causas e efeitos que afetem a propaganda, suas técnicas, expressões e linguagens.
– Compreensão sumária da estrutura e da dinâmica da propaganda;
– Elementos para compreender-se as relações de causas e efeitos que afetem a propaganda, suas técnicas, expressões e linguagens.
PROCESSOS DIDÁTICOS:
– Palestras
– Projeção de data show
– Exibição de peças comunicação impressas e eletrônicas
– Projeção de data show
– Exibição de peças comunicação impressas e eletrônicas
INSTRUÇÕES METODOLÓGICAS:
– Apresentação integrada dos assuntos de Comunicação, Publicidade, Propaganda e Marketing, evitando a dicotomia dos processos
– Opção pelo máximo de informação em detrimento da redundância
– Alternância da exposição teórica com apresentação de casos reais exemplificando a aplicação conceitual
– Esquematização gráfica dos conceitos (sempre que possível)
– Apresentação integrada dos assuntos de Comunicação, Publicidade, Propaganda e Marketing, evitando a dicotomia dos processos
– Opção pelo máximo de informação em detrimento da redundância
– Alternância da exposição teórica com apresentação de casos reais exemplificando a aplicação conceitual
– Esquematização gráfica dos conceitos (sempre que possível)
PROGRAMA:
(Sujeito a revisão até o início do curso)
Unidades Didáticas / Objetivos específicos / Conteúdos:
Conceitos fundamentais de Comunicação, publicidade e propaganda:
compreender o processo da comunicação a publicidade e a propaganda e seu contexto histórico.
compreender o processo da comunicação a publicidade e a propaganda e seu contexto histórico.
Histórico sumário
Descrição do campo. Instâncias da Comunicação. Definições. Aspectos etimológicos e semânticos. Descrição do processo. Modelos básicos. Enfoque Antropocêntrico.
A pré-história da propaganda:
compreender o processo histórico que possibilita o surgimento do anúncio, da marca e depois da publicidade e da propaganda.
– O anúncio.
– A marca.
– Os primeiros passos rumo à publicidade e a propaganda.
– O anúncio.
– A marca.
– Os primeiros passos rumo à publicidade e a propaganda.
Surgimento da Publicidade e da Propaganda:
compreender o processo histórico que possibilita o surgimento e desenvolvimento da publicidade e da propaganda.
– O comércio e as primeiras empresas publicitárias.
– Lugar e papel da publicidade e da propaganda.
– História dos discursos publicitários.
– O comércio e as primeiras empresas publicitárias.
– Lugar e papel da publicidade e da propaganda.
– História dos discursos publicitários.
A Propaganda no Brasil, e a história do Mercado Publicitário Brasileiro:
conhecer os fatos e acontecimentos que propiciam a entrada da propaganda no Brasil e seu desenvolvimento.
– Princípios anúncios brasileiros.
– Primeiras agencias brasileiras.
– Entrada das agencias internacionais.
– Formação do mercado publicitário até os dias de hoje.Uma História da
– Princípios anúncios brasileiros.
– Primeiras agencias brasileiras.
– Entrada das agencias internacionais.
– Formação do mercado publicitário até os dias de hoje.Uma História da
Criação Publicitária no Brasil e no Mundo:
conhecer os fatos e acontecimentos que movem a criação publicitária ao longo dos anos.
– conhecer as tendências e técnicas da criação publicitária.
– conhecer as características do discurso publicitário nas suas diversas fases históricas.
– conhecer as tendências e técnicas da criação publicitária.
– conhecer as características do discurso publicitário nas suas diversas fases históricas.
A Publicidade e a Propaganda Política e Eleitoral:
conhecer a publicidade e a propaganda aplicada ao mundo político e eleitoral.
– Conhecer o papel e o lugar da propaganda e da publicidade no contexto político e eleitoral.
– Conhecer as principais tendências e aplicações do anúncio e da propaganda no mundo.
– Política, Eleição e Propaganda no Brasil.
– Conhecer o papel e o lugar da propaganda e da publicidade no contexto político e eleitoral.
– Conhecer as principais tendências e aplicações do anúncio e da propaganda no mundo.
– Política, Eleição e Propaganda no Brasil.
A “nova” Propaganda no contexto da Internet e das Mídias Sociais Digitais:
conhecer os fundamentos do processo publicitário contemporâneo num mundo globalizado e informatizado.
– Conceitos fundamentais internet, mídias socias, midias sociais digitais
– Conhecer as ferramentas que baseiam a publicidade e a propaganda no mundo virtual.
– Conceitos fundamentais internet, mídias socias, midias sociais digitais
– Conhecer as ferramentas que baseiam a publicidade e a propaganda no mundo virtual.
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM:
Plano de Trabalhos Práticos
História da Propaganda no Brasil
História da Propaganda no Brasil
1. Objetivos:
Os trabalhos para a segunda avaliação do semestre terão por objetivos:
1.1. Aplicação direta dos conceitos teóricos expostos em aula;
1.2. Breve revisão bibliográfica sobre História da Propaganda no Brasil;
1.3. Aproveitamento da pesquisa apresentada na primeira fase da avaliação.
Os trabalhos para a segunda avaliação do semestre terão por objetivos:
1.1. Aplicação direta dos conceitos teóricos expostos em aula;
1.2. Breve revisão bibliográfica sobre História da Propaganda no Brasil;
1.3. Aproveitamento da pesquisa apresentada na primeira fase da avaliação.
2. Programa:
Basicamente, os alunos executarão as três fases principais de um planejamento padrão:
2.1. Escolha de um subtema específico que determinará o recorte temático sobre o tema geral: História da Publicidade / Propaganda Brasileira;
2.2. Levantamento de informações / dados necessários;
2.3. Publicação e registro digital organizado da informação pesquisada: pode ser um esquema, infográfico, filmete, presentation (power point), PDF, linha de tempo etc
Basicamente, os alunos executarão as três fases principais de um planejamento padrão:
2.1. Escolha de um subtema específico que determinará o recorte temático sobre o tema geral: História da Publicidade / Propaganda Brasileira;
2.2. Levantamento de informações / dados necessários;
2.3. Publicação e registro digital organizado da informação pesquisada: pode ser um esquema, infográfico, filmete, presentation (power point), PDF, linha de tempo etc
3. Método de Operação:
Os alunos se organizarão em grupos de até três alunos, no máximo que:
3.2. Escolherá um “subtema” da sua preferência, conveniência ou possibilidade; preferencialmente não explorado por outro grupo no semestre;
3.3. Pesquisará o subtema escolhido podendo incluir literatura disponível (livros, trabalhos acadêmicos), inclusive material digital (internet, blogs, sites especializados);
3.4. Elaborará síntese sobre o tema a ser apresentada na forma de esquema, infográfico, linha de tempo, presentation (power point), PDF etc.
3.5. Publicará a síntese através de blog, site, issuu, slideshare, youtube etc.
3.6. Entregará uma via física para avaliação (papel, CD/DVD para o caso de filmetes e/ou vídeos);
3.7. Enviará o link de acesso ao trabalho publicado para divulgação entre os demais alunos da turma.
Os alunos se organizarão em grupos de até três alunos, no máximo que:
3.2. Escolherá um “subtema” da sua preferência, conveniência ou possibilidade; preferencialmente não explorado por outro grupo no semestre;
3.3. Pesquisará o subtema escolhido podendo incluir literatura disponível (livros, trabalhos acadêmicos), inclusive material digital (internet, blogs, sites especializados);
3.4. Elaborará síntese sobre o tema a ser apresentada na forma de esquema, infográfico, linha de tempo, presentation (power point), PDF etc.
3.5. Publicará a síntese através de blog, site, issuu, slideshare, youtube etc.
3.6. Entregará uma via física para avaliação (papel, CD/DVD para o caso de filmetes e/ou vídeos);
3.7. Enviará o link de acesso ao trabalho publicado para divulgação entre os demais alunos da turma.
4. Calendário do Trabalho: Prazos:
4.1. Formação dos grupos até dia _____/_____/_____;
4.2. Indicação do tema até dia _____/_____/_____;
4.3. Publicação da síntese e entrega física do trabalho até sexta-feira, dia 01/03/2013 .
4.1. Formação dos grupos até dia _____/_____/_____;
4.2. Indicação do tema até dia _____/_____/_____;
4.3. Publicação da síntese e entrega física do trabalho até sexta-feira, dia 01/03/2013 .
5. Subtemas sugeridos:
5.1. A pré-história da propaganda brasileira visando compreender o processo histórico que possibilita o surgimento do anúncio, da marca e depois da publicidade e da propaganda brasileiras. (Leonardo, Sergio e Fabio)
5.2. Surgimento da Publicidade e da Propaganda visando compreender o processo histórico que possibilita o surgimento e desenvolvimento da publicidade e da propaganda brasileiras, as primeiras empresas publicitárias, o lugar e papel da publicidade e da propaganda brasileira, os discursos publicitários. (Pedro e Monique)
5.3. A Propaganda Brasileira visando conhecimento dos primeiros anúncios, agências brasileiras e internacionais, formação do mercado publicitário até os dias de hoje.(Mariana, Camila e Livia)
5.4. A Criação Publicitária no Brasil visando conhecer os fatos e acontecimentos que movem a criação publicitária ao longo dos anos, as tendências e técnicas da criação publicitária, as características do discurso publicitário nas suas diversas fases.(Gabriel, Daniel e Thiago)
5.5. A Publicidade e a Propaganda Política e Eleitoral visando conhecer a publicidade e a propaganda aplicada ao mundo político e eleitoral, principais tendências e aplicações do anúncio e da propaganda na política e na eleição brasileiras. (I: Pedro Feijó, II. Leonardo Freire e Igor de Matos))
5.6. A “nova” Propaganda visando o contexto da Internet e das Mídias Sociais Digitais, os fundamentos do processo publicitário contemporâneo num mundo globalizado e informatizado.(I: Tais, Rayane J. e Paola; II: Rayanne R e Paula)
5.7. Outros subtemas sob consulta prévia e aprovação do professor.
_______________________________________________
iCPMS Comunicação / Marcelo Serpa – Desde 1993
Av. Treze de Maio, 45 Sala 1503 – Centro
20.031-007 – Rio de Janeiro, RJ
E-mail: ms@marceloserpa.com.br
Tel: 55 21 98275-5555
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